11º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - setembro de 2016

Saudações pianísticas!

O IPB conta com 68 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoriahttps://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro (agradecemos a todos os assinantes, que tornam o IPB possível).

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum de partituras do último mês segue abaixo:

01. Zequinha de Abreu (1880-1935) - Branca, valsa
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) - Pierrot (Nº7 das 12 peças características para piano)
03. Anacleto  de Medeiros (1866-1907) - Implorando, schottisch
04. Barrozo Netto (1881-1941) - Estudo de agilidade Nº6
05. José Garcia de Christo (? - 1919) - Distinta, mazurca de salão
06. Arthur Napoleão (1843-1925) - Estudo Nº9 “Noveau trémolo” (da série 18 estudos para virtuoses)
07. Luciano Gallet (1893-1931) - Modinha (No.5 dos 12 Exercícios brasileiros, para piano a 4 mãos)
08. Alberto Nepomuceno (1864-1920) - Intermédio (No.2 da Série brasileira). Redução para piano por João Octaviano
09. J. B. Silva “Sinhô” (1888-1930) - Cauhã, valsa-choro
10. Henrique Oswald (1852-1931) - Mazurca, Op.14 No.2


página do IPB no facebook conta com 8.947 curtidas, reunindo um público crescente de pianófilos. Publicamos diariamente notícias, imagens, documentos e vídeos relacionado ao universo do piano brasileiro. Curta nossa página para acompanhar as novidades! Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados no último mês.

Destacamos abaixo diversos posts publicados recentemente.

Capas de partituras IPB. O gavião calçudo, samba de Alfredo da Rocha Vianna (Pixinguinha), da revista Guerra ao mosquito, de Marques Porto e Luiz Peixoto. Ilustração de Engelman (nome pouco legível)

Wilma Graça, foto publicada na Revista Unidade, em data desconhecida (provavelmente década de 1940), como parte da matéria "Rosas de Santa Cecília", escrita por Arnaldo Rebello. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

Trio Continental - Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino) e Peter Dauelsberg (violoncelo), foto presente no programa de concertos da temporada de 1977 da Sala Cecília Meireles. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

Sonia Goulart, vencedora do III Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil (1962), cumprimentando Rogério Marinho, ao lado de Roberto Marinho. Foto presente no programa do V Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil (1964). Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. 

Capas de partituras IPB. Deixa que eu pegue, maxixe de John Joanna. Ilustrador desconhecido. Caso possua partituras antigas e queira colaborar com esta pesquisa, entre em contato.

Linha do tempo IPB.
1922
13 de fevereiro. 1º dia da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo. Na parte musical, são executadas as seguintes peças: D’Edriophtalma, segunda peça da sequência Embryons Dessechés, de Erik Satie, e uma peça de Francis Poulenc, por Ernâni Braga ao piano; Sonata No.2, para violoncelo e piano, de Heitor Villa-Lobos, por Alfredo Gomes (violoncelo) e Lucília Magalhães Villa-Lobos (piano); Trio No.2 de Villa-Lobos, por Paulina d’Ambrósio (violino), Alfredo Gomes (violoncelo) e Fructuoso Vianna (piano); Valsa mística e Rodante (da Simples Coletânea), e A fiandeira, de Villa-Lobos, por Ernâni Braga (piano); e Danças Características Africanas (transcrição para octeto, a partir do original para piano, composto em 1914/15), com as seguintes peças: Farrapos, Kankukus e Kankikis, de Villa-Lobos, por Paulina d’Ambrósio (violino), George Marinuzzi (violino), Orlando Frederico (viola), Alfredo Gomes (violoncelo), Alfredo Corazza (contrabaixo), Pedro Vieira (flauta), Antão Soares (clarinete) e Fructuoso Vianna (piano)
Conheça outros momentos marcantes de nossa história do piano na linha do tempo do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/years/

 

Luiz Medalha Filho, vencedor do I Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil, em 1960. Foto presente no programa do III Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil, 1962. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

José Siqueira, foto publicada na Revista Unidade, em data desconhecida (provavelmente década de 1940), como parte da matéria "O regresso de José Siqueira", escrita por Arnaldo Rebello. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

 

Estamos em busca das Bluettes Op.32 (segundo caderno) de Leopoldo Miguez (na imagem abaixo, são as que começam a partir do No.11). Caso alguém possua, por favor entre em contato.

Arthur Moreira Lima, que ficou em 2º lugar no Concurso de Piano da Bahia, 1959. Foto publicada na Revista A Cigarra, janeiro de 1959. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. http://www.institutopianobrasileiro.com.br/images/

Edson Elias, foto presente no programa de concertos da temporada de 1977 da Sala Cecília Meireles. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

 

Vicky Adler, que ficou em 3º lugar no Concurso de Piano da Bahia, 1959. Foto publicada na Revista A Cigarra, janeiro de 1959. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. http://www.institutopianobrasileiro.com.br/images/

Nise Obino, data desconhecida. Imagem compartilhada por Marcelo Alvarenga. 

Capas de partituras IPB. Flor da noite, fox-trot de Zequinha de Abreu. Ilustração de S. Fantappiè. Caso possua partituras antigas e queira colaborar com esta pesquisa, entre em contato.

Tomás Terán, foto presente no programa de concerto do pianista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 14/11/1934. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault.

 

Nelson Freire, foto presente no programa de concerto do pianista na Asociación Cultura Musical em Barcelona, Espanha, 19/01/1966. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault.

 

As informações do extenso catálogo de obras de Villa-Lobos publicadas pela editora Max Eschig (Paris) já foram transcritas para o catálogo de partituras do IPB! Confiram em: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/partituras

Magda Tagliaferro, foto presente no programa de concerto da pianista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 27/07/1942. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault.

O Catálogo de Partituras do IPB foi atualizado! agora temos catalogadas 10.156 partituras brasileiras publicadas em várias épocas.
http://www.institutopianobrasileiro.com.br/partituras
(264 estão disponíveis para download no momento - clique no cabeçalho da coluna "pdf" para visualizá-las)
O objetivo principal deste catálogo é oferecer um panorama o mais completo possível das partituras que foram publicadas no Brasil desde o século XIX até hoje. Os dados estão vindo de duas fontes: dos catálogos das editoras e das próprias partituras.
Até o momento temos priorizado catalogar partituras publicadas no século XIX e início do século XX no Brasil, por serem as mais raras.
Embora ainda estejamos no começo deste trabalho, alguns padrões já começam a emergir. Vejam na imagem os 10 principais gêneros que aparecem em 9.063 partituras desta época (este é o número de partituras cujo gênero foi possível determinar). São eles, em ordem de popularidade: Valsa (19%), Polca (16%), Quadrilha (8%), Modinha (5%), Schottisch (3%), Tango (3%), Marcha (2%), Fox-trot (1%), Romance (1%), Samba (1%), e outros (41%).
Alguns gêneros, portanto já aparecem de maneira proeminente, como a valsa, a polca e a quadrilha. Também chama a atenção a quantidade de gêneros: até o momento, temos catalogados 885 gêneros diferentes, incluindo gêneros híbridos, como polca-lundu e tango-fado.
No futuro poderemos refinar estes dados por décadas, mostrando como se deu esta evolução, incluindo a ascensão e queda de cada gênero, variando de acordo com o gosto de cada época.
Caso queira contribuir com esta seção (seja com informações ou com trabalho), entre em contato.

Uma das preciosidades presentes no lote de partituras recém-doadas ao IPB por Georges Mirault, filho de Aloysio de Alencar Pinto, é a cópia manuscrita da "Valsa (quase popular)", de Fructuoso Vianna, que, surpreendentemente, não era conhecida até o momento! (Informação confirmada por seu biógrafo, Marcos Câmara de Castro). Imaginem quantas músicas ainda estão perdidas, aguardando serem descobertas.

Recentemente divulgamos a descoberta de um manuscrito doado ao IPB por Georges Mirault, que contém uma música desconhecida de Fructuoso Vianna, a "Valsa (quase popular)". Agora ela ganha vida através das mãos do pianista Antonio Vaz Lemes, que gentilmente a filmou para o IPB, e a quem somos imensamente gratos! Preparem-se para a experiência rara de ouvir uma música em primeira audição, que estava perdida no tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=l-YhR4hnZ-Y

Agora também é possível ouvir todas edições do programa de rádio Piano Brasileiro em nosso canal no youtube! São 40 programas até agora, cada um sobre um pianista brasileiro. Basta acessar a seguinte playlist:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLKya-u1rrLooRCyaAIXtJ3zskKJaMUW1Y

Novidade! O IPB está digitalizando o acervo da pianista, compositora e professora Neusa França (1920-2016), que marcou a história de Brasília organizando inúmeros concertos e festivais, além de dar aulas para diversas gerações de pianistas, propagando os ensinamentos de sua mestra Magda Tagliaferro, além de seu amor pelo piano brasileiro. O esposo de Neusa, o Sr. Oswaldo França, era apaixonado por música e gravou com seu Akai inúmeras fitas-rolo e fitas K7, registrando momentos únicos da rica vida musical em Brasília das décadas de 60, 70 e 80, incluindo muitos concertos no Teatro Nacional, na Escola de Música, e saraus preciosos no apartamento de Neusa na 305 sul, que por décadas foi um verdadeiro polo cultural, reuindo artistas de diversas partes, desde o meio do choro brasiliense, até artistas internacionais que estudavam lá quando passavam por Brasília, como Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, e Magda Tagliaferro. O acervo é grande e está sendo digitalizado aos poucos pela equipe do IPB - caso queira se voluntariar para acelerar este processo, entre em contato (é necessário ter conhecimento de edição de som). Agradecemos imensamente aos filhos Magda França, Denise Bandeira e Leonardo França, que gentilmente autorizaram a divulgação do material no IPB. Para iniciar esta série, divulgamos um tesouro: a pianista Tia Amélia interpretando 38 de suas composições na residência de Neusa e Oswaldo, em data desconhecida, dando uma verdadeira aula de virtuosismo e gingado! http://youtu.be/pEH7jPo0Qvo

Série "Pianistas trazem à vida músicas raras brasileiras". Eder Giaretta gravou para o IPB a belíssima Elegia, de João Octaviano Gonçalves, que até o momento era inédita em gravação (bem como a maior parte da obra deste compositor). Esta peça, composta em 1924, possui um prenúncio de minimalismo, que dialoga com a linguagem contemporânea de uma maneira especial. Confiram!

https://www.youtube.com/watch?v=Vae7KE_rJYM

Maria da Penha, durante a estreia dos Concertos para a Juventude, interpretando o Concerto No.4 de Beethoven, transmitido pela TV Globo.

Acervo Neusa França! Divulgamos agora uma gravação preciosíssima: Jacob do Bandolim em um sarau com o conjunto Época de Ouro na residência de Neusa e Oswaldo França, em Brasília, em 18/11/1967. Esta é primeira vez que o áudio completo com 4h 16min é divulgado! Lá podemos ouvir Jacob interpretando várias músicas raras, que ele nunca gravou comercialmente, como o samba Mariposa da Luz, da própria Neusa, Marcha turca de Mozart, Vozes da primavera de Strauss, e também podemos ouvir Jonas do cavaquinho solando Rosa, Meu chorinho, e Mágoas. O declamador Formiga faz diversos improvisos dedicados aos músicos, e diverte a turma com muitas anedotas. Ainda há faixas a serem identificadas, e agradecemos qualquer contribuição.
https://www.youtube.com/watch?v=tbUmaSt_5oc

"Oh! Fala se me amas...", valsa-serenata de Erothides de Campos, fazendo uma brincadeira com as notas musicais no título. Agradecemos a Douglas Passoni pelo compartilhamento.

Capas de partituras IPB. Castelo de luar, valsa lenta de Joubert de Carvalho. Ilustrador desconhecido. Caso possua brasileiras partituras antigas e queria contribuir com o IPB, entre em contato.

Acervo Neusa França! No início da década de 1970, o maestro Isaac Karabtchevsky apresentava um programa na TV Tupi chamado "A Grande Noite", transmitido diretamente da Sala Cecília Meireles, no Rio, e que recebia grandes músicos a cada semana. Um destes programas foi inteiramente dedicado à pianista Magda Tagliaferro (professora de Neusa França), que tocou neste dia diversas músicas solo, além da Balada de Gabriel Fauré para piano e orquestra. Um dos pontos altos do programa é a pequena masterclass que Tagliaferro dá para o então menino José Carlos Cocarelli, com apenas 12 anos, que tocou Clair de Lune de Debussy. Assim que termina, Magda elogia sua execução, e pergunta a ele "Você já olhou bastante para a lua". A resposta é graciosa e leva Tagliaferro a uma profunda explanação sobre o que a lua representa, e como isto influencia na execução da peça. A data exata não é conhecida, mas, pela idade de Cocarelli, foi em 1971 ou 1972.

https://youtu.be/9fd5Zlni0HE?list=PLKya-u1rrLoqLDmcjK1QnTq6EMaFTFZ5G

Série Por dentro das partituras. Acompanhem os Jogos pueris de Fructuoso Vianna, na interpretação de Anna Stella Schic. Inscrevam-se em nosso canal do youtube para receberem as novidades. Basta acessar este link e clicar em subscribe: https://www.youtube.com/watch?v=0rL8k-1yu-E

Série Por dentro das partituras. Acompanhem o Estudo No.1 de Henrique Oswald, na interpretação virtuosística de Honorina Silva. 

https://www.youtube.com/watch?v=4pWG1Qy9Hnc

Acervo Neusa França! Em 1987, Nelson Freire voltou a tocar o Concerto No.4 de Beethoven em Brasília, desta vez com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob regência de Arlindo Teixeira. Participou do mesmo concerto o grande violoncelista Antonio Menezes solando o Concerto em si menor de Dvorak. Gravação inédita, divulgada pela primeira vez. Confiram!

https://www.youtube.com/watch?v=3AMBE3pfmc8

Um flagrante delicioso no acervo de partituras de Neusa França, evidenciando a amizade entre Arnaldo Rebello, Tia Amélia, Neusa e Oswaldo França (o mesmo que gravou todas as preciosas fitas que estamos divulgando): em 1968, Rebello enviou a Neusa uma música manuscrita sua em resposta a uma composição que Tia Amélia dedicara a ele. Na dedicatória, Arnaldo propõe uma surpresa: "Neusa: nossa maravilhosa amiga comum toca um 'Bilhete para Arnaldo Rebello', que nunca me mandou por escrito, e por isso não posso tocar. Vê se o Oswaldo consegue gravar para apanharmos de ouvido, sem ela saber...! Em resposta, escrevi esta 'Velha estampa', que ela ainda não tocou, mas é o grande sucesso de Yolanda Ferreira, por exemplo. Você precisa estudar e tocar em homenagem à nossa amiga. A amizade de sempre do Arnaldo. Rio, 25-VII-968".

Fita-rolo contendo um recital inédito da cantora Maria Lucia Godoy no Teatro Nacional de Brasília em 1968, acompanhada por Neusa França ao piano. Mais uma novidade que traremos a público em breve! (Foto de Beto Carvalho, da equipe do IPB, que está digitalizando as fitas)

Série Por dentro das partituras. Acompanhem O amor brasileiro, do austríaco Sigismund Neukomm, na excelente interpretação de Arnaldo Estrella. https://www.youtube.com/watch?v=u7anVPVGdms

Acervo Neusa França! A pianista Maria Alice Saraiva (1913-2001) era uma nazarethiana de mão cheia. Amiga de Eulina Nazareth (filha do compositor) ela foi uma das primeiras grandes divulgadoras das obras de Ernesto Nazareth, tocando não só seus sucessos, como "Apanhei-te, cavaquinho", "Odeon" e "Fon-Fon!", mas também obras que até hoje são consideradas raras, como "Bombom", "Eulina", e "Correta". Oswaldo França gravou Maria Alice (grande amiga de Neusa) tocando 27 obras de Nazareth em 15/04/1963, e pela primeira vez esta gravação está vindo a público. Confiram!
https://www.youtube.com/watch?v=K94Cpc7acjw

Nelson Freire, Luiz Eça, Lúcia Branco, Jacques Klein, Nise Obino e Arthur Moreira Lima, na casa de Lúcia Branco, década de 1950. Esta e outras 150 fotos históricas de pianistas brasileiros estão disponíveis na seção de imagens do Instituto Piano Brasileiro. Confiram em http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens

Acervo Neusa França! Em 3/8/1979, foi ao ar na TV Globo um programa chamado "Esses músicos notáveis e seus instrumentos maravilhosos", que contou com uma combinação inacreditável de músicos: Radamés Gnattali e Arthur Moreira Lima (a dois pianos), Sivuca, Maurício Einhorn, Nenen (em solo de cuíca), Zé Menezes e Paulinho Nunes (em violão a 4 mãos), Altamiro carrilho, Abel Ferreira, Joel Nascimento, Waldyr Azevedo, Egberto Gismonti, Rosinha Valença, Waltel Branco, Luciana Rabello, Hermeto Pascoal, e outros. A orquestra foi regida por Guio de Moraes, e pelo próprio Radamés (no final ele sola um trecho de seu Concerto carioca). Oswaldo França, sempre atento, ligou seu gravador e capturou o audio desta preciosidade. Confiram!
https://www.youtube.com/watch?v=DGBBhlpxP9U&list=PLKya-u1rrLoqLDmcjK1QnTq6EMaFTFZ5G&index=28

Mais um vídeo da série "Pianistas trazem à vida músicas raras brasileiras" (precisamos de um nome mais curto para esta série, aceitamos sugestões). O pianista Daniel Inamorato gentilmente gravou para o IPB as raríssimas 6 Miniaturas, de Eduardo Dutra (1894-1952). O título de cada miniatura está na descrição do vídeo. Temos aqui o fechamento de um ciclo, pois Dutra foi professor de Jacques Klein, que foi professor de Arnaldo Cohen, que por sua vez foi professor de Daniel Inamorato. Tanto Daniel quanto Arnaldo Cohen gravaram o instigante Prelúdio Op.32 em Fá#m de Eduardo Dutra, a única peça até então sobrevivente de sua obra. Porém recentemente descobrimos na Biblioteca Nacional algumas de suas peças da juventude, que agora divulgamos em primeira mão neste vídeo. Eduardo Dutra foi aluno de Henrique Oswald, e dentre suas várias obras desaparecidas constam uma Sonata para piano em dó menor, dois Concertos para piano e orquestra, 17 Prelúdios, 5 Estudos, 5 Mazurcas, 3 Valsas e 3 Berceuses. Caso possuam alguma pista sobre o paradeiro destas partituras, por favor entrem em contato!

https://www.youtube.com/watch?v=m8swQSUndBk

Acervo Neusa França! Em 07/12/1957, durante o aniversário de 37 anos de Neusa, um time fantástico de pianistas tocou em sua residência em Ipanema. Para começar, o pianista polonês Alexandre Bodak, semi-finalista do I Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, tocou com Neusa algumas peças a dois pianos, fazendo leituras à primeira vista. Depois Mario de Azevedo interpretou uma valsa de Mignone e 3 sambas de Ary Barroso. Em seguida, Arnaldo Rebello tocou peças de Bach, Navarro e Aguirre. Francisco Mignone, que também estava presente, tocou algumas peças de sua autoria (Prelúdio No.3, Valsa elegante, Mandinga doce, e um trecho da Valsa de esquina No.5), e depois fez dois improvisos ao piano. Mignone era um grande improvisador, e até então não se conheciam gravações que o registrassem nesta arte. Neusa também faz alguns improvisos ao piano, e, por fim, Bodak tocou 3 peças ao piano solo, que preparou para o concurso mencionado acima. Um tesouro para os fãs da história do piano no Brasil!

https://www.youtube.com/watch?v=FjvVCBzPALA&list=PLKya-u1rrLoqLDmcjK1QnTq6EMaFTFZ5G&index=32

Acervo Neusa França! Em 12/12/1957, os pianistas Edwin Kovalik (polonês, cego), Laurenz Custer (suíço) e Alexandre Bodak (polonês) foram à residência de Neusa e Oswaldo França, no Rio de Janeiro, e interpretaram várias das peças que prepararam para o famoso I Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, que ocorreu em agosto do mesmo ano. Kovalik foi finalista do concurso, e ficou em 6º lugar. Bodak e Custer não passaram das semi-finais. Como este concurso não foi gravado, esta é uma oportunidade única de ouvirmos alguns de seus participantes tocando o repertório que prepararam, que inclui obras de Chopin, Weber, Liszt, Schumann, Mozart, e Bach. Custer, por exemplo, toca os Estudos sinfônicos completos de Schumann. Este é o concurso em que Nelson Freire, então com apenas 12 anos, surpreendeu a todos chegando à final, e ficando em 9º lugar. Confiram na linha do tempo do IPB mais detalhes sobre este concurso: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/years/index/1957

Boa audição!
https://www.youtube.com/watch?v=ZUbc1AR7je0&index=36&list=PLKya-u1rrLoqLDmcjK1QnTq6EMaFTFZ5G