107 partituras de Sinhô (José Barbosa da Silva) agora disponíveis! (Parte 2)

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Partituras contendo apenas a melodia e a letra

Alta madrugada - Adão na ronda, cena cômica e musical, 1930. Letra de Augusto Aníbal. Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10059, lançado em 1930; intérprete: Augusto Aníbal. [PDF] [MP3] [MIDI]

Amor de poeta, samba, 1930. Obs. Mesma melodia de "Vida apertada...". Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10078,
lançado em 1930; intérpretes: Silvio Caldas e Henrique Vogeler (piano). [PDF] [MP3] [MIDI]

Amostra a mão, samba, 1930. Tanscrita a partir do 78-RPM Brunswick 10045, lançado em 1930; intérpretes: Ildefonso Norát e Orquestra Brunswick. [PDF] [MP3] [MIDI]

Ave de rapina, samba, 1930. A edição Viúva Guerreiro & Comp. nº ch. 774 não foi encontrada. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10595, lançado em 1930; intérpretes: Francisco Alves e orquestra não-identificada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Bem-te-vi, samba carnavalesco, 1925. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda, nº ch. 259, publicada em 1952. A edição Porfírio Martins & C. "À Guitarra de Prata" não foi encontrada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Benzinho, choro-modinha brasileira, 1927. A edição Carlos Wehrs & Cia. nº ch. 1247 não foi encontrada. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5229, lançado em 1930; intérpretes: Januário de Oliveira e Jazz Band Columbia. [PDF] [MP3] [MIDI]

Burucuntum, samba, 1926. Sob o pseudônimo de J. Curangy. A edição Carlos Wehrs & Cia. nº ch. 1087 não foi encontrada. Transcrita a partir do 78-RPM Victor 33604, lançado em 1930; intérpretes: Carmen Miranda e Orquestra Victor. [PDF] [MP3] [MIDI]

Cabeça é ás, samba. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 425), publicada em 1952. [PDF] [MP3] [MIDI]

Cais dourado, toada, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Victor 33211, lançado em 1929; intérpretes: Breno Ferreira e Choro Victor. [PDF] [MP3] [MIDI]

Canjiquinha quente, 1930. Obs. No verbete do Dicionário Cravo Albin, consta que há um manuscrito desta música na Biblioteca Nacional, sob o pseudônimo de Josbarsil (anagrama do nome de Sinhô), ao qual não tivemos acesso.  Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10.704, lançado em 1930; intérpretes: Ita Caiubi e Orquestra Copacabana. [PDF] [MP3] [MIDI]

Capinheiro, coco-ajongado, 1929. Segundo Edgar de Alencar, "talvez uma refundição de Disse me disse". Ttranscrita a partir do 78-RPM Parlophon 12.978-A, lançado em julho de 1929; intérpretes: Pedro Celestino e Simão Nacional Orquestra. [PDF] [MP3] [MIDI]

Cassino-maxixe (A maçã proibida), maxixe, 1926. Letra de Bastos Tigre. A edição Carlos Wehrs & Cia. não foi encontrada. Em sua capa, consta: "Criação da notável artista-bailarina Maria Lina, na popular comédia 'Sorte Grande' no Theatro Cassino". Esta foi a primeira versão de Gosto que me enrosco. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 123.272, lançado em janeiro de 1927; intérpretes: Francisco Alves e Orquestra Pan-American. [PDF] [MP3] [MIDI]

Chequerê, choro, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5084, lançado em setembro de 1929; intérpretes: Januário de Oliveira, acompanhado por Sinhô (piano) e Pedroso (violão). [PDF] [MP3] [MIDI]

Como se gosta, valsa, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5104, lançado em outubro de 1929; intérprete: Januário de Oliveira, acompanhado por Sinhô ao piano e Pedroso ao violão [PDF] [MP3] [MIDI]

Confissões de amor, choro-modinha, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10120, lançado em dezembro de 1930; intérprete: Gastão Formenti e dois violonistas não-identificados. [PDF] [MP3] [MIDI]

Corta saia (É lá!...), samba, 1926. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 429), publicada em 1952. A edição Carlos Wehrs & Cia. nº ch. 1022 (ou 1122) não foi encontrada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Dá nele, samba, 1920 ou anterior. Presente em cópia manuscrita no Instituto Casa do Choro, contendo apenas a melodia, grafada por Nascimento em 19/9/1920. Segundo Ary Vasconcelos, foi lançado em 1930 sob o pseudônimo Zé Balão. [PDF] [MP3] [MIDI]

Deixe deste costume, samba carnavalesco, 1919. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 430), publicada em 1952. [PDF] [MP3] [MIDI]

Eu ouço falar (Seu Julinho), samba carnavalesco, 1929-1930. “Dedicada ao Dr. Oswald de Andrade”. A edição Guanabara No.3, em arranjo de Bento Mossurunga para pequena orquestra, não foi encontrada. Obs. Propaganda da candidatura de Julio Prestes. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10825, lançado em 1929; intérpretes: Francisco Alves e Orquestra Pan-American [PDF] [MP3] [MIDI]

Eu queria saber, samba carnavalesco, 1929. Obs. Mesma melodia de "Alivia estes olhos". Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10472, lançado em 1929; intérprete: Francisco Alves e orquestra não-identificada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Fala macacada, samba-toada, 1930. A edição póstuma, publicada em setembro de 1930, não foi encontrada. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 7.017, lançado em 1930; intérpretes: Januário de Oliveira e conjunto desconhecido. [PDF] [MP3] [MIDI]

Feitiço gorado, samba, 1930. Tanscrita a partir do 78-RPM Victor 33375-A, gravado em 1930 e lançado em 1932; intérpretes: Carmen Miranda e orquestra não-identificada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Já é demais, samba-canção, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10.614-B, lançado em 1930; intérprete:Mario Reis com acompanhamento da Orquestra Pan-American sob regência de Simon Bountman. [PDF] [MP3] [MIDI]

Maitaca, samba. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10.006/B, lançado em junho de 1927; intérpretes: Carlos Serra e Grupo do Sinhô. [PDF] [MP3] [MIDI]

Mal de amor, samba-canção, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10158, lançado em 1931; intérpretes: Araci Cortes e Orquestra Brunswick. [PDF] [MP3] [MIDI]

Maldito costume, samba, 1928. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5085, lançado provavelmente em 1929; intérprete: Henrique Chaves, com acompanhamento de Sinhô e Pedroso (dois violões). [PDF] [MP3] [MIDI]

Meus ciúmes, choro-canção, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10.149-A, lançado em 1931; intérpretes: Yolanda Osório e orquestra não-identificada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Miçanga, marcha, 1930 . Sob o pseudônimo de J. Curangy. Trata-se da mesma música que "Ó Rosa". A letra também é a mesma, com exceção de "Rosa", que é trocada por "Miçanga". Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5.167-B, lançado em 1930; intérpretes: Januário de Oliveira e Jazz Band Columbia. [PDF] [MP3] [MIDI]

Minha branca, samba, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5085, lançado em setembro de 1929; intérprete: Januário de Oliveira, acompanhado por Sinhô (piano) e Pedroso (violão). [PDF] [MP3] [MIDI]

Mosca vareja, marcha carnavalesca, 1927. Letra de Durval Silva. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 435), publicada em 1952. A edição Vieira Machado, sem nº ch., não foi encontrada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Não sou baú, marcha carnavalesca, 1925. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10.424, lançado em 1929; intérpretes: Francisco Alves e Orquestra Pan-American. [PDF] [MP3] [MIDI]

Nossa Senhora do Brasil, dueto, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5084, lançado em 1929; intérpretes: Henrique Chaves e Januário de Oliveira, com acompanhamento de Sinhô (piano) e Pedroso (violão). [PDF] [MP3] [MIDI]

Pega rapaz... , maxixe, 1926. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 437), publicada em 1952. A edição Carlos Wehrs & C., nº ch. 1142 não foi encontrada. Criação do mestre Antônio Rodrigues de Jesus, da Banda do Batalhão Naval. [PDF] [MP3] [MIDI]

Por que será?, marcha carnavalesca, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10595, lançado em 1930; intérprete: Francisco Alves e orquestra não-identificada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Professor de violão, samba, 1929 ou anterior. Transcrita a partir do 78-RPM Arte Fone 4.020-A, lançado em 1932; intérpretes: Januário de Oliveira e conjunto não-identificado. [PDF] [MP3] [MIDI]

Recordar é viver, canção, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Brunswick 10078, lançado em agosto de 1930; intérprete: Silvio Caldas, com acompanhamento de Henrique Vogeler (piano). [PDF] [MP3] [MIDI]

Reminiscências do passado, samba-canção, 1930. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 7018-A, lançado em 1930; intérpretes: Ildefonso Norát e Jazz Band Columbia. [PDF] [MP3] [MIDI]

Salve-se quem puder, marcha, 1929. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5226, lançado em 1930; intérpretes: Januário de Oliveira e Jazz Band Columbia. [PDF] [MP3] [MIDI]

Saudade da choça, canção. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 123.223, lançado em 1927; intérpretes: Albertino Rodrigues e Choro do Sinhô. [PDF] [MP3] [MIDI]

Sem amor, marcha, 1930. Sob o pseudônimo de J. Curangy. Transcrita a partir do 78-RPM Odeon 10.006-A, lançado em 1927; intérpretes: Carlos Serra e Grupo do Sinhô. [PDF] [MP3] [MIDI]

Só por amizade, samba carnavalesco, 1918-1919. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 442), publicada em 1952. A edição Casa Beethoven - Nascimento Silva & Cia., sem nº ch., não foi encontrada. [PDF] [MP3] [MIDI]

Sou da fandanga, marcha, 1929. Sob o pseudônimo de J. Curangy. Transcrita a partir do 78-RPM Columbia 5526, lançado em julho de 1930; intérpretes: Januário de Oliveira e Jazz Band Columbia. [PDF] [MP3] [MIDI]

Virou bola, samba carnavalesco, 1929-1930. Transcrita a partir do 78-RPM Victor 33213, lançado em 1929; intérprete: Breno Ferreira e Orquestra Victor. [PDF] [MP3] [MIDI]

Volta à palhoça, samba carnavalesco, 1926-1927. “Dedicado ao Club Bola Preta”. Edição Todamérica – Melodias Populares Ltda (MP 447), publicada em 1952. A edição Carlos Wehrs & C. nº ch. 1304 não foi encontrada. [PDF] [MP3] [MIDI]

 

Partituras desaparecidas (entre em contato caso tenha alguma pista sobre onde encontrá-las).

A guitarra, desgarrada, 1922. Viúva Guerreiro & Comp., nº ch. 649. Criação de Otília Amorim.

Achou ruim, faz meio-dia, sambinha, 1923. Viúva Guerreiro & Comp., nº ch. 719.

Alô, samba, 1924.

Ao futebol, canção infantil

Aos pés de Deus. Presente em um caderno de Mário Reis, mantido na coleção de Mozart Araújo, segundo Ary Vasconcelos.

Beijo de colombina, marcha, 1922. Viúva Guerreiro & Comp.

Black time, ragtime, 1918.

Bôfé Pámin Dgé, batuque africano, 1926. Carlos Wehrs & Cia.

Cabeça inchada, marcha, 1923. Viúva Guerreiro & Comp., nº ch. 713.

Câmbio a zero, fox-trot, 1922. Viúva Guerreiro & Comp.

Canção do ciúme, canção, 1929. Porfírio Martins & C. - "À Guitarra de Prata".

Carta de ABC, coleção pedagógica, 1928.

Cateretê na poeira, cateretê, 1919.

Chegou a hora, 1924.

Coleção pedagógica (suíte com seis peças infantis), suíte infantil, 1928 (talvez a mesmo de Carta de ABC).

Confissão, canção brasileira, 1927. Campassi & Camin, 3484.

Correio da Manhã, tango brasileiro, 1927. Obs. Instrumental.

Demo-Demo!... , samba carnavalesco, 1925. “Ao amigo Alvaro d'Oliveira - Homenagem ao Bola Preta”.                   

Dia de exame, coleção pedagógica, 1928.

Dia de gazeta, coleção pedagógica, 1928.

Disse me disse, samba carnavalesco, 1919.

Entre nós, samba, 1924. Viúva Guerreiro & Comp., nº ch. 746. Segundo Edgar Alencar, "talvez seja o mesmo samba Maitaca".

Falando sozinho, samba carioca, 1927. Casa Beethoven - Nascimento Silva & Cia., sem nº ch.

Fique firme, samba, 1925.

Hip! Hurra!, marcha, 1924. “Dedicada ao cronista K. Nôa”. Viúva Guerreiro & C., nº ch. 771. Letra de exaltação ao cronista K. Nôa, a quem é dedicada.

Iracema, valsa, 1918.

Já já, samba carnavalesco dos democráticos, 1924. “Dedicado ao glorioso Club dos Democráticos”. Viúva Guerreiro & C., nº ch. 749. Na capa, o gênero aparece como "Samba democrático".

Lá vai madeira, samba, 1926. Na Biblioteca Nacional consta um exemplar ao qual ainda não tivemos acesso.

Lei seca, marcial batucado, 1926.

Lembranças da choça. Talvez a mesma de "Saudade da choça".

Meu Brasil, fox-trot, 1922. Viúva Guerreiro & Comp.

Murmúrios, samba, 1924.

Não quebra mais, marcha carnavalesca, 1927.

Não te quero mais, 1927.

Não tens futuro, samba, 1919.

O garoto, samba carnavalesco, 1924.

O que é nosso, 1927.

Ojarê, samba, 1925.

Oju Burucu, batucada, 1925. Segundo Edgar de Alencar: "Com a letra publicada no jornal de modinhas O Rei do Carnaval, do ano vem a designação batucada - ao que parece pela primeira vez".

Olhos de centelha, marcha carnavalesca, 1927. Letra de Costa Júnior. Segundo Edgar de Alencar: " ‘Marcha carnavalesca de J. B. Silva (Sinhô) original de J. Costa Júnior’ (Assim aparece a letra no Jornal de Modinhas. J. Costa Júnior, maestro famoso seria o autor dos versos ou da melodia?)".

Os esponjas, samba, 1927.

Os olhos da cabocla. Segundo Edgar de Alencar: "Constam os versos de um velho caderno de Mário Reis, coleção Mozart de Araújo: ‘Os olhos de minha cabocla / Têm as chamas de quem sabe querer bem’ ".

Pegue seu bode, marcha, 1921.

Penosas no conforto, samba, 1927.

Pingo d'água, valsa. Pode ser a mesma música que "Queda d'água".

Por que é no mar não tem jacaré, samba carnavalesco. Segundo Edgard de Alencar: "No artigo que publicou na revista Weco, Sinhô faz referência ao samba carnavalesco ‘Por que é que no mar não tem jacaré’. Deve ser simples variante de 'Alivia estes olhos' ".           

Quando a mulher quer, samba carnavalesco, 1923.

Queda d'água, valsa lenta. Porfírio Martins & C. - "À Guitarra de Prata".

Resposta à inveja, marcha-rancho, 1917. Segundo Ary Vasconcelos, esta seria a primeira composição de Sinhô, excluindo-se talvez, "uma ou outra polca que não passara das salas em que tocava" (Edigar de Alencar). Segundo Edgar de Alencar: "Primeira composição de Sinhô divulgada. Era uma resposta à marcha “Inveja” do Bloco Quem Fala de Nós Tem Paixão. Foi a marcha oficial do grupo Sabinas da Kananga, de que Sinhô era diretor geral. Não foi editada nem gravada, mas noticiada com a transcrição dos versos pelo Jornal do Brasil de 14-2-1917. Em 1922, com alterações nos versos e talvez na melodia, foi refundida no samba ‘Não Posso Me Amofinar’ ".

Saudade, samba-choro, 1929. Carlos Wehrs.

Se ela soubesse ler, coleção pedagógica, 1928.

Tinteiro virado, coleção pedagógica, 1928.

Três macacos no beco, samba, 1919.

Viruta y Chicharrón, tango argentino, 1919. Carlos Wehrs & C., nº ch. 479. Instrumental. Assinada como José Silva.